Com a reabertura da Câmara Municipal a partir da próxima segunda-feira,17, é de se esperar que os vereadores de oposição, Jailson Oliveira, Livino Valmir Rocha, convoquem a Prefeitura para esclarecer o motivo do restaurante popular e da cozinha comunitária no BTN, ainda não terem sido reabertos em praticamente 50 dias de gestão.
"É inadmissível que diante da situação em que vive o município atualmente, com um alto numero pessoas em situação de rua, não tenhamos o restaurante popular em funcionamento. Fechado desde o final de dezembro de 2024, o Restaurante Popular de Paulo Afonso, localizado no BNH, segue com as portas fechadas e nem o prefeito nem a Câmara se pronunciam sobre sua reabertura.
Enquanto o poder público pauloafonsino vacila em suas políticas, quem mais sofre com a situação é a população. O local era ponto fixo de muitos desempregados e trabalhadores de baixa renda.
O resultado tem sido o mesmo de antes: respostas evasivas e nenhuma data prevista para retorno do equipamento, um instrumento previsto na política nacional de segurança alimentar e nutricional para municípios de maior porte. No caso de Paulo Afonso, durante seu funcionamento, o espaço chegou a servir mil refeições diárias pelo valor de R$ 3. O restaurante popular Dom Mario Zanetta, fez 10 anos no dia 19 de dezembro do ano passado.
É lamentável a continuidade do fechamento do restaurante popular na gestão de Galinho.