A exemplo do que já vem fazendo em outros municípios que concorrem ao selo UNICEF 2009-2012, o site da instituição deu destaque em março/2011 para a entrega de kits escolares a 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino em Paulo Afonso. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) procura premiar os municípios que cumprem uma serie de requisitos entre os quais: respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. Ao comentar a repercussão positiva da matéria publicada no site UNICEF, a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, disse: “ O objetivo do prefeito Anilton Bastos é garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes".
Em 2007-2008 Paulo Afonso não foi aprovado para ganhar o Selo UNICEF, por não cumprir alguns itens importantes para o prêmio.
Nessa nova etapa a Prefeitura estará empenhada em todas as suas esferas para que o município consiga reaver o selo. A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, reforça: “A reconquista do Selo não será uma ação isolada da administração ou das secretarias de Assistência, Saúde e Educação, mas do município como um todo”.