Bastidores

PauloAfonso (BA) - 05/04/2011

Falta ética a imprensa - Por Fábio Almeida

Fábio Almeida e Advogado e Professor
Divulgação

Ao ser convidado para contribuir com alguns comentários nesta coluna semanal, sabia das dificuldades que estavam por vir. Apesar de haver convites anteriores, não me dispus em virtude da disponibilidade de tempo para fazê-los. Manter uma coluna para um meio de comunicação, ainda que em periodicidade semanal, quando se tem outras atividades, exige-se muita disciplina e comprometimento. Admiro bastante os profissionais de comunicação (jornalistas, radialistas, editores e proprietários de sites, etc.), que se dedicam e nos mantém informado diariamente. Escrever para o público e geral, é emitir pontos de vista e juízos de valores, que acabam desagradando alguém. Certamente, deve-se estar pronto para as reações fora do contexto e bem pessoais, muitas vezes escudadas no manto covarde do anonimato, incentivado e defendido
por alguns profissionais de comunicação, direcionado aos próprios colegas. Estas brigas, por audiência e acesso, têm levado esses profissionais de comunicação ao desrespeito mútuo. Com isso, quem perde é a classe e os leitores.


O PASSEIO É PÚBLICO E DE USO COMUM DO POVO
Quem circula de veículo pela Avenida da Maçonaria em direção a Igreja Perpétuo Socorro, passando pela frente do CEAPA, tem que andar bem abaixo da velocidade permitida e fazer manobras evasivas, para desviar dos pedestres que não tem mais o passeio para circular. As lojas do CEAPA estenderam sua ocupação aos passeios públicos forçando os pedestres a andar no meio da rua para não esbarrar em manequins vestidos, pendurados em ganchos no telhado e calçados dispostos em prateleiras em meio às calçadas. Agregado a isso, tem-se barracas de feirantes também na via pública, mesmo em dias que não se tem feira. Nas quartas-feiras, às 17 h, já não se passa mais em frente ao prédio da OI, somos obrigados a fazer um desvio passando ao lado do INSS
ou entrando na Rua Otaviano Leandro de Morais. O Mercado Municipal está lindo e não vejo a hora dele começar a funcionar para voltarmos a ter a circulação normal de veículos de segunda a domingo. Quanto ao CEAPA, o órgão municipal responsável deve fazer uma fiscalização e obrigar os comerciantes a cumprir o código de postura.


HUMOR DE ALTO NÍVEL
Há duas semanas houve a apresentação de um espetáculo de humor no Clube Paulo Afonso-CPA. O grupo batizado como Humor Ereto, composto por (João, Thiago e Gecildo) fizeram um show digno dos grandes centros, apesar das instalações não serem apropriadas. Os humoristas locais gravaram o seu primeiro DVD, que contou com a participação de outra revelação humorística de Paulo Afonso, Bosco. O show é inspirado no gênero artístico “stand up”. Este nome é uma expressão em inglês que indica um espetáculo de humor executado em pé, sem acessórios, cenários, caracterização ou representação de personagem. Também chamado de humor de cara limpa, o estilo não tem em seu roteiro piadas, o texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do cotidiano. O grupo tem um repertório bem legal, atualizado e um time excepcional. A interação com o público que lotou o CPA foi total. Não fica atrás da companhia baiana de patifaria. O vídeo com uma entrevista já está no YOUTUBE. Sugiro que o leitor acesse o
endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=opcUi2QNXXI, para dar visibilidade ao grupo. Quanto mais acesso, maior é a possibilidade do grupo ser visto por empresários e produtores do sul do país. Vamos acessar.


DERINHO OLIVEIRA, DESTAQUE DO SERTÃO
Ocorreu neste sábado passado, a entrega do Troféu Destaque do Sertão. O prêmio foi conferido aos diversos segmentos da sociedade e do comércio que foram destaque pela excelência na prestação de serviços. O evento foi um sucesso. A decoração estava irretocável e de muito bom gosto. Começou com o pé direito ao som da Banda da Polícia Militar, que fez uma apresentação ao som de uma orquestra, com músicas instrumentais e outras a som da voz do maestro, com o repertório bem selecionado que permeou os diversos ritmos. O ponto alto da festa foi a entrega dos troféus, que arrancou muitos sorrisos e lágrimas dos homenageados. Com mais esta festa, Derinho Oliveira se firma cada vez mais, como grande produtor de eventos especializados e de alto nível. Percebe-se a profissionalização a cada ano. Após a premiação, os homenageados e convidados curtiram a festa ao som das Bandas Ciclo Sertanejo e Ávibe. Parabéns Derinho, a festa foi um sucesso!!!


FASETE: NOVE ANOS SEM AUMENTO DE SALÁRIOS
Com a abertura de faculdades em nossa cidade houve o crescimento da procura de professores especializados para lecionar nos cursos. Os salários dos professores da Universidade Estadual da Bahia-Uneb estão defasados e bem abaixo dos vencimentos da maioria dos professores da rede particular de ensino superior da Bahia.
Mesmo assim, são melhores que os salários da Faculdade Sete de Setembro-FASETE. Os salários não atraem os interessados em lecionar e força a faculdade a contratar profissionais de outros estados, quando encontra quem se disponha a vir para cá receber tão pouco. A FASETE completou nove anos no mês passado, mesmo período em que não há um aumento para os professores. O pagamento dos professores é feito em horas, e o valor da hora-aula é inferior ao salário que recebe um professor do ensino técnico-profissionalizante de outras escolas. A FASETE a cada ano tem ocupação total das salas de aula, chegando a ter sessenta (60) alunos no primeiro período do curso de direito, nos turnos vespertinos e noturnos, além de ter aumentos anuais nas mensalidades, e às vezes até semestrais. Mas mesmo assim, o salário dos professores continua o mesmo. É preciso valorizar o profissional de ensino, sob pena de perder a mão-de-obra local.


BAHIA PERDE NO BAIANÃO E JOGA QUARTA PELA COPA DO BRASIL

O Bahia perdeu de 1 x 0 para o Bahia de Feira, no jogo ocorrido no Jóia da Princesa. Apesar da derrota o tricolor continua em primeiro do Grupo 03, com 7 pontos, a frente do Vitória da Conquista, também com 7 pontos e dois gols a menos no saldo de gols. O Bahia de Feira é o terceiro com 6 pontos. No Grupo 04, o Vitória, com quatro vitórias tem 12 pontos e, é o primeiro colocado, seguido pelo Serrano com 6 pontos. Na próxima rodada o Bahia joga com Atlético de Alagoinhas, último do grupo com 3 pontos. Nesta quarta-feira (06/04/2011), o Bahia jogará em Pituaçú contra o Paysandú, pela Copa do Brasil. O Bahia tem que vencer por um resultado simples para prosseguir na competição. Caso se classifique o Bahia vai enfrentar o Atlético-PR .


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados