Para as mulheres, seja no campo político ou em outra área, sempre a barreira para crescer é maior do que a para os homens. Quero destacar como exemplo para a nova geração, o papel de algumas mulheres no município. Risalva Toledo, pioneira da emancipação política de Paulo Afonso e a primeira mulher a ser vice prefeita em Paulo Afonso; e que cumpriu o seu mandato com energia, sem ter uma nódoa ao longo da sua trajetória. Entrou de mãos limpas e saiu de mãos limpas.
Dinalva Simões Tourinho que foi também eleita como a primeira presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, embora estudasse em Salvador. Como precisava concluir os seus estudos, Dinalva se licenciou da Câmara e logo em seguida, em outubro de 1959 renunciou ao cargo. Vale a pena lembrar do desempenho de Lizete Cabral, Maria José Barros, Dra, Francisca Barros Siebert, Dra. Nélia Correia , Ivanete Avelino Bento, Vanessa de Deus, Lêda Maria Rocha Araújo Chaves, Evanilda de Oliveira(Evinha) e ainda a secretária executiva da Câmara Municipal, Maria Gorete Moreira com larga folha de serviços prestados ao município.
O tempo é inimigo da perfeição, tanta é que destas celebridades só estão entres nós, Vanessa de Deus, Lêda Chaves, Nélia Correia, Evinha Oliveira e Gorete Moreira. Faço o registro para pontuar que, lugar de mulher é onde ela quiser estar. Inclusive, na política.