A substituta do ex-secretário de saúde do município, Alexei Vinícius, a advogada Lívia Gracielle, deve tentar marcar sua presença na titularidade do cargo, implantando uma campanha robusta contra o diabetes mellitus tipo 2. Dia passado, 14 de novembro, foi do dia do Diabetes e a secretaria de saúde não moveu uma palha sequer sobre o assunto, acho inclusive que a secretária nem sabia da data, até porque é formada em pedagogioa. quando deveria no mínimo ser técnica em enfermagem. Não há um levantamento oficial que confirme, mas com efeito muitas internações e mortes já ocorrem no município de pessoal acometidas esse mal.
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença, sendo que 1 em cada 2 adultos permanece
Para promover a conscientização e a educação sobre o diabetes, a Secretaria de Saúde devia criar uma ação, organizada pelo Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas, oferecer aferição de pressão arterial, glicemia capilar e medidas antropométricas.
O Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os perigos da doença para a saúde e a mortalidade. Esse movimento teria como objetivo conscientizar sobre o impacto do diabetes, incentivar políticas públicas que promovam a qualidade de vida dos portadores, estimular o diagnóstico precoce e orientar sobre os tratamentos adequados.
* Antro de conspiração
Alexei Vinicius que pediu exoneração e já foi substituído, ficou no cargo mais do que esperava. Desde sua chegada como secretário passou a sofrer boicotes de alas dentro da secretaria de Saúde contra seu método de moralização. O comentário foi feito por uma funcionária. O prefeito Marcondes Francisco não deu muita explicação, limitando-se a agradecer seu trabalho. E ponto.
Chega a ser cômico
É hilário assistir os vereadores que não se reelegeram se oferecendo ao prefeito eleito Mário César Barreto Azevedo, para ocuparem cargos na prefeitura de Paulo Afonso.
Pequena demais
O prefeito eleito Mário César Barreto Azevedo terá dificuldades em acomodar a sua base de apoio de vereadores derrotados na última eleição. É muita boca para pouco pirão. A PMPA é pequena.
Voz da experiência
"Não preciso de mandato para continuar lutando por nossos ideais" É o que deve ter dito a vereadora Irmã Leda, que não conseguiu se reeleger. "Vamos em frente"desabafa a evangélica.
Mira
Uma boa fonte já alertou. “Quer saber onde pode estar o ponto de desequilíbrio nesse debate da Mesa Diretora da Câmara?”, pergunta um experiente cientista político. “Então, olhe para esse rumo”, apontando a fonte para a prefeitura.
De olho
O movimento do PP para tentar abocanhar uma secretaria ou mais espaço no governo Mário César Barreto Azevedo tem deixado os partidos da base aliada, principalmente o PSD do vereador reeleito, Jean Roubert em estado de alerta, É quase certo que o Galo vai mexer em vespeiro se afastar aliados fiéis para contentar o partido do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) que foi adversário na eleição passada.
Anuncio