Geral

Paulo Afonso - Bahia - 02/11/2024

Expedição turística pelo Sertão e Raso da Catarina chega ao 2º dia desbravando paisagens exuberantes

Por: retratos e fatos
Josevaldo Campos/RF
Caravana é composta por diversos municípios da região
Caravana é composta por diversos municípios da região

A expedição pelo Sertão e Raso da Catarina, composta por representantes de diversos municípios da região, entrou em seu segundo dia de aventura e descobertas.

Percorrendo quilômetros de trilhas com paisagens exuberantes, a primeira parada da caravana foi no povoado Baixa dos Queles (Jeremoabo), comunidade quilombola onde os viajantes puderam conhecer um pouco da dinâmica local, além de saborear doces produzidos pelos moradores e assistir a uma amostra de apresentação cultural.

A primeira parada da caravana foi no povoado Baixa dos Quelés(Jeremoabo), comunidadce quilombola. Foto Josevaldo Campos.  

A proposta é que com a estruturação de um projeto turístico regional, comunidades tradicionais como esta sejam inseridas no roteiro, de forma sustentável, para que o turista tenha uma experiência de como é, de fato, o dia a dia dos moradores.

De volta à trilha, com o fim da tarde já se aproximando, os participantes percorreram uma extensa área da reserva protegida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), onde já há incidência da arara-azul-de-lear, e fizeram um tour panorâmico por diversas propriedades produtoras de mel, atividade em abundância na região do Raso da Catarina, e uma delícia que, com certeza, não poderia ficar de fora do roteiro turístico gastronômico.

A Expedição percorreu também extensa área da reserva protegida pelo ICMBio. 

O segundo dia reservava uma experiência muito bonita e memorável. A trilha levou os exploradores à comunidade indígena de Baixa do Chico, município de Glória. Por lá, a exuberância dos cânions impressionava e proporcionou a todos momentos de contemplação do quanto a geografia foi generosa. Aliás, as formações rochosas imponentes são uma característica marcante durante praticamente toda a extensão do Raso da Catarina.

A exuberância dos cânions impressionava e proporcionou a todos momentos de comtemplação inesquicíveis

O cenário deslumbrante dos “cânions do Chico”, inclusive, foi cenário para novelas, séries e filmes de grandes emissoras e canais de streaming. Como bem destacou o guia, os produtores “globais” afirmaram que “aqui o cenário já está pronto”.

Euclides da Cunha é um dos municípios que estão imersos na caravana durante estes três dias. Com um grande potencial para o turismo, a ideia é não perder mais tempo e, de forma conjunta com a região, explorar a atividade. “Logo estaremos apresentando uma proposta que será grandiosa e de um impacto muito grande, tanto para a geração de renda com o turismo quanto para a preservação ambiental”, explica a secretária de Meio Ambiente, Maria Djalma Abreu.

Equipe de Eiuclçides da Cunha que acompanha a expedição. Foto: Equipe local.

O Secretário de Turismo, Emprego e Renda do município, João Neto, vê a caravana pelo Sertão e Raso da Catarina com um início promissor, e está confiante no potencial de o programa de turismo que está sendo discutido e montado gerar renda e prover o contato do visitante com uma natureza incomparável. “Essa é uma região muito valorizada e as comunidades vão ter possibilidade ainda maiores de gerar emprego e renda, além da gente conseguir explorar as belezas naturais que existem em toda a nossa região”, disse.

Formações rochosas imponentes são uma característica marcante durante pratiocamente toda a extensão do Raso da Catarina.

Pé na estrada, a próxima parada foi no cenário que serviu de morada para Lampião e seu grupo, outro atrativo que estará no roteiro turístico para a região. Isso porque a história do cangaço, que se passou muito pelas terras do Raso da Catarina, atrai pesquisadores e curiosos de todo o mundo.

À tarde, o momento foi de discussão sobre o projeto, com a presença de representantes dos municípios envolvidos e palestras sobre a produção de mel na região, os atrativos turísticos e o cangaço. Nesta sexta-feira (1º de novembro), o grupo segue em direção à base do ICMBio, no coração do Raso da Catarina, e logo depois para Canudos. À tarde, o destino são as belezas naturais em Euclides da Cunha.


Últimas

2421 até 2440 de 2554 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados