O candidato a prefeito pela Coligação "Paulo Afonso Reconstruída e feliz", Mario Galinho (PSD) e seu companheiro de chapa, Pedro Macário Neto (PSDB), destacaram em seu Plano de Governo que, se eleitos, vão estabelecer parcerias com igrejas e instituições que fazem trabalho social, como forma de garantir proteção social as pessoas em situação de vulnerabilidade como idosos, população de rua, crianças, migrantes, entre outras.
Entre suas propostas, Mário galinho planeja fazer convênios com igrejas e casas terapêuticas, e ampliar o atendimento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. A ampliação do Centro de Referência visa dar respostas ao aumento expressivo da população em situação de rua, causado pelo enfraquecimento das políticas de proteção social nos últimos anos. Segundo o candidato, a assistência social e a garantia de direitos na cidade sofreram graves retrocessos nos últimos anos.
Além de iniciativas de acolhimento para pessoas em situação de rua, o Plano de Governo de Mário Galinho e Macário inclui o fortalecimento das políticas de segurança alimentar, com a reestruturação e ampliação do Restaurante Popular, cozinhas comunitárias e Banco de Alimentos. Ele também propõe reforçar os conselhos de direitos e implementar uma política municipal de proteção às pessoas com deficiência.
Os candidatos ressaltam que vão reestruturar os CRAS, que são os Centros de Referência de Assistência Social, que foram tirados dos bairros. Os CRAS precisam estar perto de onde as pessoas moram, as pessoas mais humildes precisam muitos dos serviços dos CRAS, nós vamos reestruturar esse serviço e dar toda atenção à assistência social aos que mais precisam”, disse Mário galinho.