E a posse de Marcondes nesta quarta-feira, 21, deu o que falar. Setores da oposição ficaram revoltados com o presidente Zé de Abel, por ter durante a cerimônia de posse, convidado o candidato a vice-prefeito Anilton Bastos (MDB) para adentrar no plenário da Câmara. Para a oposição o gesto soou como uma tremenda gafe, ja para os aliados de Marcondes a frase foi vista como uma profecia.
A dúvida
O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Vai depender do humor dos eleitores. Nas eleições deste ano, temos 6 candidatos ao Executivo e 211 postulantes ao legislativo. O detalhe é que o eleitor não tem como alegar falta de opções diante da oceânica quantidade e diversidade de pretendentes.
Vale tudo
Fofocas, críticas, montagens fotográficas, fake News, paródias e investigações sobre esse ou aquele candidato. Teremos postulantes de todos os perfis: idealistas, oportunistas, ingênuos e vaidosos tentando um lugar no cenário político. No fundo, não há outro sistema que possibilite a renovação do poder – para melhor ou para pior.
Marqueteiros
Acertam, mas também erram ao fazer a leitura do pensamento do eleitor, menosprezando-o, achando que podem induzir e convencer. Apresentar um candidato não é como vender sabonete, onde a embalagem e o perfume contam muito para o sucesso do produto. Ele não tem a varinha mágica do ilusionismo.
Conclusão
Se fosse assim o candidato de poucas letras ou feio, sem currículo expressivo e inexperiente, em partido nanico ou sem padrinhos fortes não ganharia as eleições de caciques tradicionais. Portanto, está comprovado: no campo das eleições nem sempre a propaganda é a alma do negócio. Marqueteiro não é o dono da verdade.
Resumindo
Marqueteiro não pode pensar pelo candidato, apenas lidar a linguagem das ideias. Dar roupagem incompatível ao estilo do candidato ou engessá-lo, é dar margem à desconfiança da real sinceridade de suas propostas. Igual a propaganda do automóvel: destaca-se o valor baixo da prestação e esconde o preço final do produto.
Saúde
O tão propalado Hospital Universitário é uma bandeira e tanto do prefeito Marcondes Francisco (PP). Mas nos bastidores tenho ouvido ‘muitos ruídos’ sobre alguns aspectos do projeto. Vamos esperar.
Bem posicionada
Quem se encontra bem posicionada na disputa de uma vaga para a Câmara Municipal com uma campanha ativa e redonda é a vereadora Evinha Oliveira (Solidariedade), com alta chance de conseguir um novo mandato.
Verdade
O Deputado Mário Negromonte Júnior fez uma observação interessante para a coluna. “Até agora tem sido uma eleição de poucos ataques pessoais, estou até estranhando”. Não é que ele tem razão.