Na política, não há lugar para indecisão. Na neutralidade, estará se ajudando um adversário chegar ao poder. Quem definiu bem essa questão de “neutralidade” foi o Bispo da África do Sul, Desmond Tutu, um ícone no combate ao racismo, em sua famosa frase:” Se você é neutro em situações de injustiças, você escolhe o lado do opressor”.
O político tem que ter lado. O ex-deputado estadual, Paulo Rangel(PT), atualmente acomodado no TCM, pai do secretário de turismo, Nino Rangel, candidato a vereador, até aqui, se apresenta em cima do muro sobre quem terá o seu apoio para a prefeitura da cidade do Bem e do Avanço.
Na política, a indecisão não é comportamento dos fortes. Mesmo Paulo Rangel não tendo sido um campeã de votos. O eleitor que lhe seguiu durante 20 anos precisa saber quem é o seu candidato a prefeito de Paulo Afonso. Mário Galinho (PSD)? Marcondes Francisco (PP)? Marconi Daniel (PT)? Dudé Mota (Rede Sustentabilidade) ? , Juliano Medeiros (REPUBLICANOS) ? ou Onilde Carvalho (NOVO)?
O Paulo Rangel não é nenhum amador, muito menos um ingênuo: sabe que se fosse tentar mais um mandato para a Assembleia Legislativa, não teria espaço para tentar renovar o mandato em 2026. Daí sua sábia decisão. A neutralidade não é boa para a sua imagem. E o muro é o pior dos abrigos. Afinal, com quem vai o ex-deputado Paulo Rangel(PT), na disputa da prefeitura de Paulo Afonso?
Teto um
Dando uma olhada na chapa do REPUBLICANOS para vereador de Paulo Afonso dá para arriscar que, o teto é para eleger um. Eleger dois vereadores, seria ponto fora da curva.
Dias decisivos
Dia 15, na próxima quinta-feira, começa a liberação pela justiça eleitoral para os candidatos colocarem as campanhas nas ruas. Serão 45 dias de campanha decisivos, que é quando se começa a desenhar o vencedor da disputa pela PMPA.
Temporada de fake
Com a campanha na rua, deve começar também a publicação de pesquisas com números forjados por institutos desconhecidos, para ver se inverte uma situação desfavorável. O que não modifica o cenário e ainda é crime eleitoral. A justiça eleitoral deve ficar de olho.
Uma das melhores
A safra de candidatas mulheres que brigam por vagas na Câmara Municipal de Paulo Afonso, é uma das mais qualificadas das últimas eleições. Não será surpresa se ficarem com quatro cadeiras.