Em Paulo Afonso será travada a principal batalha política destas eleições municipais, por sua importância no cenário baiano e nacional. Por isso, o envolvimento dos grupos com nomes em potencial para tentar suceder o prefeito em exercício Marcondes Francisco que quer se manter no cargo. PSD, União Brasil, PT, PV e REPUBLICANOS são os partidos mais interessados na disputa da PMPA. Vencer a eleição pode ser o primeiro passo para subir as escadarias da Prefeitura. Os partidos sabem disso
Pelo menos
Hoje, a Câmara Municipal de Paulo Afonso tem apenas duas mulheres como vereadoras, Evinha Oliveira (SD) e irmã Leda. Mas, pelo potencial das atuais candidatas, a bancada do batom poderá aumentar para quatro ou cinco, na próxima legislatura.
Peso pena
Os candidatos a vereador com experiência e vencedores de campanhas não perdem tempo em levar torcidas organizadas para as convenções de seus candidatos, mas se guardam para a campanha. Deixam para os novatos a algazarra. O visual nas convenções tem peso zero na decisão de uma eleição. A turma da antiga sabe disso.
Alguém precisa contar
O maior adversário do prefeito Marcondes nessa eleição é a sua cabeça dura, não escuta ninguém. Não fosse a habilidade e persistência do deputado Mário Júnior (PP, a aliança que o apoia nem existiria.
Não se entendem
Os assessores da prefeitura não conseguem se entender na condução da campanha do prefeito Marcondes. Aliás, falta uma coordenação central na campanha do Conde.
O vigor de Otto
O Partido Social Democrático vem sendo uma das legendas mais ativas nessas eleições municipais. Seja como candidatura própria ou apoiando outros candidatos nos municípios baianos. Em Paulo Afonso, por exemplo, a sigla conta com apoio da figura carimbada de Otto Alencar .