O prefeito Marcondes Francisco aparece na pesquisa do IPM BRASIL em segundo lugar com 19,2%, das intenções de voto, contra 42,3% de Galinho. Trata-se de um nome respeitável, exemplar na conduta, mas isso não é suficiente para cair na graça do povão. Se quiser mudar o cenário tem de começar agora melhorando a sua comunicação e se tornando mais expansivo. Ou o boi não dança.
O fator que decide uma eleição é a forma como o candidato a prefeito conduz a sua campanha. É durante a campanha que o eleitor começa a elaborar o perfil em quem vai votar.
Dureza
O período pré-eleitoral em Paulo Afonso tem sido um dos mais comentados pelos setores da imprensa que cobrem a política local. Na cidade do Bem e do Avanço a formatação da disputa de 2024 se dá, no atual momento, entre o ex-vereador Mário Galinho e o atual prefeito em exercício, Marcondes Francisco, que vai em busca da reeleição.
A ser levado em conta
Mas tem um dado que deve ser levado em conta: quando em todas as pesquisas o candidato majoritário se mantém com uma aceitação linear, é sinal que seus votos estão consolidados. Galinho liderou até aqui todas as pesquisas. Diz o ditado chinês: se o cavalo ganhou uma corrida é sorte; se ganhou a segunda, coincidência; se ganhou a terceira, então, aposte no cavalo. Isso deve ser sempre observado numa eleição.
Não acredito
Em política tudo pode acontecer, inclusive nada. Mas acho muito improvável que venha a ser quebrada a polarização entre as candidaturas do Mário Galinho (PSD) e do Marcondes (PP), na disputa pela PMPA. Como São Tomé, quero ver para crer.
Nova tentativa
Quem tenta voltar à prefeitura de Paulo Afonso, é o ex-prefeito Anilton Bastos Pereira (MDB) Dr. Anilton conhece os problemas do município como poucos.
Data marcada
A candidatura de Mário Galinho para prefeito de Paulo Afonso, já tem data marcada para o dia 20 de julho. O anúncio está sendo anunciado nas redes sociais e terá a presença do deputado federal Otto Filho e do senador Otto Alencar, que reafirmaram o apoio integral a Galinho, segundo o SITE Painel, da jornalista Ivone Lima.
Agradeço, mas não divulgo
Recebi agora de manhã uma enquete sobre a disputa da prefeitura de Paulo Afonso. Agradeço a deferência, mas não divulgo enquete. Não tem o menor valor científico e é altamente manipulável. Basta grupos se organizarem para fazer a votação em massa. É minha posição sobre este tipo de avaliação popular.
SOS
O estado de saúde do radialista Bob Charles (69), segue estável. Após passagem pelos hospitais do BTN, Recife(PE) e Juazeiro (BA), Bob está há cerca de dois meses em repouso médico residencial, devido a complicações cardiovasculares, seguindo orientação médica. O radialista agradece as mensagens positivas que estão sendo enviadas por amigos e reforça o pedido “para que todos continuem nessa corrente de orações”.