Regional

Paulo Afonso (BA) - 18/03/2011

Prefeitura abre núcleo do PETI na PA IV

Bob Charles
Ilustração

A inclusão social deixou de ser apenas um compromisso para se transformar em uma das metas prioritárias da Prefeitura da Cidade de Paulo Afonso. Através de ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e da educação, o governo municipal vem direcionando um conjunto de programas e serviços para a parcela menos favorecida da população.

Desabilitada pelo governo anterior, a escola da PA  IV só voltou à atividade com a retomada do governo Anilton em 2009 após ter sido submetida a uma reforma parcial. Contudo, apesar do esforço da secretaria de educação, a baixa ocupação nas salas de aula e o crescimento do vinculo ao trabalho precoce, além da preferência dos pais de alunos pela escola Raimundo Toledo no vizinho Bairro Rodoviário, a prefeitura se viu na obrigação de buscar uma saída para estimular a volta daquelas crianças e adolescentes à escola e foi na criação do Núcleo que a secretaria de educação Selma Carvalho criou essa possibilidade. A alternativa trouxe vida nova ao bairro a aos pais dos alunos que viram na iniciativa da prefeitura a chance de verem os filhos se na escola se preparando para o futuro.

As famílias cadastradas no Núcleo no PETI têm o compromisso de matricular seus filhos na escola e incentivá-los a participar da jornada ampliada. O núcleo compreende um espaço limpo, amplo, e agradável, com duas salas onde funcionarão quatro jornadas (duas no horário matutino e duas no vespertino); uma cozinha, dois depósitos, uma biblioteca, secretaria, banheiros e pátios. O programa ainda oferece duas alimentações, atividades esportivas e culturais, além de uma parceria com a Infraero que permite o acesso do aluno a um curso básico de informática. O Núcleo ainda oferece duas alimentações, atividades esportivas e culturais, além disso, uma parceria com a Infraero vai permitir o acesso do aluno a um curso de informática.

 A população atendida pelo PETI da PA IV faz parte de um grupo de 76 crianças e adolescentes (de 06 a 15 anos e onze meses) oriundos dos bairros: Benone Resende, Vila Matias, Prainha do Candeeiro, PA IV e BTN II, que na sua grande maioria estavam nas ruas vinculadas ao trabalho precoce. A secretária de Desenvolvimento Social Ana Clara Moreira ressalta que são crianças e adolescentes deslocados de sua condição existencial, e nessa fase da vida é imprescindível o convívio familiar, a experiência constante com o lúdico e a escolarização regular.

Bimestralmente serão desenvolvidas atividades sócio-educativa e de geração de renda com as famílias dos alunos.

 


Últimas

1 até 20 de 2207   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados