Quem sedimenta a sua campanha desde já para disputar um mandato de deputada estadual em 2026, é o prefeito de Glória (BA), David Cavalcanti (PP). O último deputado eleito da região foi Paulo Rangel, pelo PT.
Conhece o caminho
O fato ter a campanha coordenada por um dos mais competentes marqueteiros que conheço, o Júnior Imagem que sabe o caminho das pedras da vitória, torna a candidatura a prefeito do gestor em exercício Marcondes Francisco, muito forte.
É bom
O ex-gerente da Vitran, Dudé Mota está mesmo decidido a manter sua candidatura a prefeito. É bom para que ele saiba o tamanho exato do seu capital político em Paulo Afonso.
Briga por vaga
Pelas notícias de alianças políticas que chegam a coluna, dá para se cravar que a candidatura da Jaci (Solidariedade) a vereadora, briga com muita chance por uma das vagas na Câmara municipal de Paulo Afonso.
Única situação
Fala-se tanto em vice-prefeito em uma chapa, sem atentar que o eleitor quando vai dar o seu voto foca apenas no candidato a prefeito. O vice só tem influência numa chapa quando é impopular, porque pode puxar para baixo. Fora isso as atenções do eleitor vão estar voltadas para o nome de quem quer ser prefeito. O resto fica na periferia de uma eleição.
Cavando candidatura
Pelo Modus operandi do prefeito Davis Cavalcanti de Glória (PP), tudo indica que está cavando o caminho para uma candidatura a deputado estadual em 2026. O David é esperto.
Mais reais
As pesquisas que virão depois das convenções municipais, em agosto, já trarão dados mais reais sobre a disputa eleitoral em Paulo Afonso. Pesquisa agora, é gastar tempo, porque a campanha ainda não se encontra nas ruas. E muitos eleitores não sabem nem quais serão os candidatos.