Lucas Gomes Miranda Bispo, natural de Paulo Afonso Bahia, recebeu em 04 de junho de 2024, o Prêmio Estudantil Internacional IEA/Kingfar pelo Comitê Executivo da IEA – Associação Internacional de Ergonomia.
Para concorrer a esse prêmio, Lucas realizou sua candidatura perante a ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos. A análise é realizada sobre as contribuições da pesquisa de doutorado e toda carreira de pesquisador do candidato.
Além da sua candidatura, mais dois pesquisadores brasileiros, Ítalo Rodeghiero Neto e Claudia Maria Dias Guerra Disconz, (Doutorandos da UFRGS) foram selecionados para concorrer ao Prêmio Internacional.
Lucas vem de uma trajetória de lutas e conquistas, filho único, e oriundo de Escolas Públicas. Quando criança estudou na Escolinha da Professora Josenilda, no Bairro Centenário; passando pela Escola São Vicente de Paulo, e Escola Boa Ideia. No CETEP- fez o curso de Técnico em Eletrotécnica. Ao terminar o Curso Técnico, foi estudar na UFAL – Universidade Federal de Alagoas em Delmiro Gouveia, cursando Engenharia de Produção, ingressou no Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e, atualmente, está fazendo doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para sua mãe, Neide Gomes, comerciante, proprietária do Recanto Pérola Negra, no Bairro Centenário em Paulo Afonso Bahia, Lucas sempre foi um garoto estudioso e dedicado em tudo que faz.
“Não tem como não se orgulhar e saber que ele saiu da nossa cidade Paulo Afonso, caminhando em busca dos estudos, tendo conquistado seu reconhecimento. Que através dele, outros jovens que estudam em Escolas Públicas também possam se inspirar e almejar ter esse mesmo reconhecimento, e alcançar maiores degraus na vida”. Comentou.