A atuação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Paulo Afonso, tem tirado o sossego e o sono de centenas de pauloafonsinos. Como se não bastasse, a interminável obra de saneamento que a empresa executa no município, e a taxa de esgoto batendo à nossa porta, o órgão resolveu aumentar o sofrimento dos consumidores majorando o preço do líquido precioso, em alguns casos abusivamente, de acordo com relato de um "cliente".
O aumento nas contas de água voltou a ser alvo de reclamações dos consumidores. Em alguns casos, o valor da fatura mais que dobrou e há muitos consumidores recorrendo ao SAC. Quem quiser irar suas conclusões vá ao local, que vai se deparar com inúmeros consumidores revoltados com o aumento abusivo nas suas contas, de água. Por exemplo, um consumidor que pagava R$ 140/148/mês foi surpreendido com a conta de junho estipulada em R$ 947,00.
Essa história nós já conhecemos bem. As queixas, no entanto, vão além. A alta levou inúmeros consumidores a procurar a empresa para prestar esclarecimentos.
Há contestações de valores feitos por estimativa, sem a verificação do medidor e por multas aplicadas sob alegação de fraude do hidrômetro negada pelos consumidores.