Enquanto 2023 foi recheado de folgas, o calendário de 2024 pode gerar uma certa decepção para quem gosta de uma boa pausa – e descansar é uma preferência unânime, pode-se dizer. O feriado de Corpus Christi, entre essa quinta-feira (30/5) e domingo (2/6), foi o último prolongado do ano, que só tem duas folgas emendadas (o outro intervalo foi o Carnaval, e a quinta e a sexta antes do domingo de Páscoa não são feriados prolongados, já que a Quinta-feira Santa não é um feriado do Brasil). Para o segundo semestre, três dos seis próximos recessos caem no fim de semana.
Nos meses que já estão chegando – junho, julho e agosto – não há feriados nacionais. A comemoração da Independência do Brasil, 7 de setembro, é o próximo feriado nacional, e acontece em um sábado. Nesse dia, em 1822, o então imperador do Brasil, Dom Pedro I, proclamou o grito de independência, e o país deixou de ser colônia de Portugal para se tornar uma nação independente.
Além do feriado da Independência, neste ano as datas de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) também caem em fins de semana, ambas em um sábádo. Com isso, restam apenas 15 de novembro (Proclamação da República), em uma sexta-feira, e o Natal (25 de dezembro, uma quarta-feira), como dias de folga em 2024.