De 19 a 23 de maio, a população de Paulo Afonso vai viver uma experiência única – o simulado de segurança de barragem, uma atividade realizada pela Eletrobrás Chesf prevista pela legislação para as cidades situadas às margens de represas, como é o caso do município e outras localidades.
De acordo com a equipe, a ação é preventiva e cumpre as normativas previstas no Plano de Contingência (Plancon), realizado pela companhia em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, e não há motivo nenhum para a comunidade ter pânico.
Durante reunião realizada nesta quarta-feira (14), com representantes da Prefeitura e da Eletrobrás Chesf, foi acordado os detalhes da operação, que teve início há cerca de um mês, quando os cadastradores percorreram as residências informando o procedimento.
“Ressaltamos a toda a população que não há motivo algum para pânico e que o que estamos fazendo é cumprir o que manda a legislação. Realizaremos os simulados de 19 a 23 de maio, em cada um dos bairros onde haveria uma possível chegada das águas para que as pessoas saibam o que fazer em um caso de necessidade”, fala Flávio Marcelo, Gerente de Segurança de Barragens da Regional de Paulo Afonso.
O procedimento será realizado da seguinte forma: um carro passará nas ruas com uma sirene e, ao escutar, as pessoas se deslocarão para os pontos de encontro destinados em cada bairro pelas equipes de segurança, onde serão recepcionados com água e instruções acerca do simulado. Cada bairro e localidade terão um dia específico (ver cards)
Além dos simulados com a população, o Plancon compreende diversos outros pontos como a implantação de placas e sirenes, treinamento e capacitação de servidores, dentre outras medidas.