Por três anos consecutivos, 2016, 2017 e 2018, Bahia e Vitória decidiram o título do Campeonato Baiano, com o Tricolor campeão de 2016, e o Rubro-negro bicampeão em 2017/18. Cinco eis anos depois, o tradicional clássico Ba-Vi volta a decidir o título do Estadual da FBF, com dois jogos, dias 31 de março, no Estádio Manoel Barradas, e 7ª de abril, na Arena Fonte Nova. O Bahia joga pela conquista do seu 52º título, e o Vitória pelo seu 30º título baiano.
Deu o esperado nos jogos da fase semifinal do Estadual da Federação Bahiana de Futebol. No último final de semana, sábado, o Bahia goleou o Jequié por 4 a 1 na Arena Fonte Nova, e no domingo o Vitória também goleou o Barcelona de Ilhéus, pelo mesmo placar de 4 a 1, ontem à tarde no Estádio Manoel Barradas. Com esses resultados, a dupla Ba-Vi chega na decisão do título com campanha praticamente iguais: 11 jogos, entre as fases de classificação e semifinais, com oito vitórias, um empate e duas derrotas. A diferença está no saldo de gols.
O time do técnico Rogério Ceni marcou 28 gols, e sofreu 9, com saldo positivo de 19 gols, e o do técnico Léo Condé marcou 20 e sofreu seis, com saldo positivo de 14 gols. O melhor saldo de gols, dá ao Bahia o direito de fazer o 2º jogo das finais em casa, na Arena Fonte Nova, domingo, dia 7 de abril. Vitória faz o primeiro jogo das finais, domingo, dia 31 de março, no Estádio Manoel Barradas. O saldo de gols não dá outra vantagem para os Tricolores. Se der empate nos dois jogos decisivos, ou nas vitórias, pelo mesmo saldo de gols, tipo 1 x 0, o título do Campeonato Baiano será decidido nas cobranças de pênaltis.
Os dois clássicos Ba-Vi serão com torcida única, ainda por determinação do Ministério Público, por conta da violência e barbáries, confrontos entre facções de organizadas, antes, ou depois dos jogos, nas imediações dos estádios. Antes dos dois clássicos pelas finais do Campeonato Baiano, nestas quarta-feira, dia 20, tem outro Ba-Vi, este válido pela 6ª rodada da fase de classificação da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova. Também com torcida única.