A oposição já tentou o comando da Prefeitura de Paulo Afonso com o ex chesfiano Gilberto Barros (Maninho), o empresário Nicholson Araújo Chaves, o ex-vereador Dernival Oliveira Junior. e ultimamente com o também ex-vereador Mário Galinho, Fracassou nas quatro tentativas.
Pela primeira vez em décadas, a oposição vai para a disputa da PMPA na eleição deste ano, com três candidatos altamente competitivos, o ex-vereador Mário Galinho, que cumpriu um mandato bem avaliado e liderou todas as sondagens eleitorais feitas na eleição passada, todavia, também não logrou êxito. No Republicanos, aparece o médico e empresário Juliano Medeiros. Sua aparição nas redes sociais tem chamado a atenção dos eleitores.
O outro pré-candidato com notória visibilidade é o vereador Marconi Daniel (PV). Entre as suas vantagens, está o fato de conhecer por nome as principais lideranças dos bairros e do meio rural. É um candidato leve. Mas isso não significa dizer que já ganhou a eleição.
A campanha para prefeito e como CPI, se sabe como começa e não se sabe como termina. Por tudo isso, o Galinho é um candidato perigoso para os seus adversários que estarão na disputa da PMPA. Mesmo disputando a eleição fora do poder.