A comunidade acadêmica da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco enfrenta mais uma frustração com o cancelamento, pela terceira vez, da inauguração da sede definitiva do campus de Paulo Afonso, na Bahia. Desta vez, o evento previsto para o dia 18 de janeiro foi cancelado pelo presidente Lula (PT). Ano retrasado, no governo do ex-presidente Bolsonaro (PL), foram dois adiamentos.
“Infelizmente é a terceira vez em que acontece o cancelamento (2x em 2022 e agora, em 2024, com apenas 2 dias antes), o que é absolutamente lamentável”, declarou o professor Sydney Leão, ex-coordenador do Colegiado do Curso de Medicina da instituição local. “Enfim, vamos aguardar outra data para podermos finalmente comemorar a inauguração!”, disse frustrado o professor Leão.
Embora a sede definitiva não tenha sido inaugurada oficialmente, as atividades acadêmicas no campus tiveram início em maio de 2022. O campus funcionou, provisoriamente, por cerca de sete anos, no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga “Escolinha” da Chesf.
DILMA, TEMER, BOLSONARO, E A UNIVASF PAULO AFONSO
O curso de Medicina no campus Paulo Afonso teve sua primeira turma em 2014.2, com a aula inaugural realizada no governo da presidenta Dilma (PT). A construção da sede própria iniciou em dezembro de 2016, durante o governo do presidente Michel Temer (MDB), e foi finalizada em termos de acabamento na gestão de Bolsonaro (PL). O investimento inicial estimado era de aproximadamente R$ 15,5 milhões, mas o custo final ultrapassou essa cifra.