Ano eleitoral é sempre assim: o réveillon representa apenas uma pequena pausa nesse jogo. A partir de janeiro, a rotina já se volta para a campanha eleitoral, que começará pelos próximos 90 dias.
A sondagem eleitoral realizada pelo Instituto IPM Brasil no início de dezembro de 2023, sobre a sucessão municipal em Paulo Afonso, apesar de os números mostrarem ligeiro favoritismo a um dos concorrentes, não existe ainda uma definição sobre quem será o futuro prefeito. Mesmo porque, a diferença de pontuação entre candidatos é suplantada pelo número de indecisos, que mudando sua parte maior para qualquer um dos quatro primeiros colocados, se credenciam a disputarem o pleito em igualdade de condições.
Faltando nove meses e dias para as eleições que vão definir o próximo prefeito e vereadores de Paulo Afonso, os números apesar do ligeiro favoritismo ainda não demonstram total confiabilidade do eleitor no candidato em questão, principalmente em função da sua jovialidade.
O cenário estimulado, aponta o ex-vereador Mário Galinho liderando a intenção de voto. Em segundo lugar se posiciona prefeito em exerícicio, Marcondes Francisco, seguindo de perto pelo ex-Anilton Bastos Pereira; um pouco abaixo apareçem: Marconi Daniel; Evinha Oliveira e Juliano Medeiros.
Ainda constam da vasta lista de supostos pré-candidatos: Dudé Mota, Celso Brito Miranda, Nicolson Araújo Chaves e Dra. Onilde Carvalho.