Esporte

Pulo Afonso - Bahia - 30/11/2023

Paulo Afonso termina o ano sem eventos esportivos promovidos pela Prefeitura; últimas atividades são realizadas por instituições particulares

(Por Washington Luís)
Divulgação

Não faz muito tempo que a cidade de Paulo Afonso (BA) viveu um período de intensas atividades esportivas. Até 2016, a programação da Prefeitura envolvia centenas de atletas em competições que levavam os torcedores às praças esportivas da cidade para aplaudir o talento dos atletas pauloafonsinos.

Na gestão passada, os campeonatos de futebol Cachoeira de Paulo Afonso, BTN e Área Rural eram tidos como obrigatórios no calendário esportivo do Município. E os meses de intervalo entre as competições eram preenchidos com diversos eventos, como os Jogos Estudantis, torneios de Futsal, Basquete, Vôlei, além de corridas de rua e passeios ciclísticos. Eventos particulares como Liga Gospel de Futsal, Torneio de Futebol Interbabas, ciclismo e canoagem contavam com todo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e do Departamento de Esportes.

Mas com a mudança de governo, o esporte em Paulo Afonso começou a cair no esquecimento, até que veio a pandemia de Covid 19, apontada até hoje como causadora do completo abandono. O futebol local sofreu a pior derrota da história em 2020, com o fechamento (para reforma) do Estádio Álvaro de Carvalho. A obra com orçamento inicial estimado em R$1,5 milhão foi paralisada poucos meses depois e reiniciada este ano com um novo orçamento de R$2.837.175,45. Mas quem passa por lá só vê poucos trabalhadores rebocando paredes antigas que deveriam ser demolidas para dar lugar a uma nova estrutura de concreto, nos padrões de arenas de futebol.

Por outro lado, o campo sintético do Jardim Aeroporto inaugurado em junho deste ano, foi recebido como uma alternativa para sediar as competições promovidas pelo Município, até que a reforma do Álvaro de Carvalho fosse concluída. Mas o novo campo está sendo utilizado por grupos de amigos, os chamados “babas”, que se revezam durante a semana para bater uma bolinha e se confraternizar.

O cenário atual do esporte em Paulo Afonso só não é pior porque ainda existem desportistas abnegados que, mesmo com poucos recursos, se dedicam à realização de jogos entre os times da cidade, bairros, povoados, e até de municípios vizinhos. Delmiro Gouveia e Piranhas em Alagoas são cidades parceiras do futebol de Paulo Afonso que todos os finais de semana fazem intercâmbio para não deixar morrer a tradição do esporte mais popular do mundo.

Para resumir a situação, os únicos eventos esportivos previstos para o começo de dezembro são o Remo de Ouro, competição de canoagem realizada pela Associação Carranca Boat, e uma corrida de rua promovida por uma loja de materiais esportivos. Mas se servir de consolo, ambos terão apoio da Administração Municipal.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados