A pesquisa do instituto PM Brasil, do sociólogo José Renato,, que colocou o ex-vereador Mário Galinho (PSDB), com mais de 50% de aceitação da sua candidatura a prefeito de Paulo Afonso, não chega a ser novidade, apenas referendou resultados de pesquisas anteriores, que mostram o prefeito em atividade Marcondes Francisco, em segundo lugar numa eventual disputa direta com Galinho. E, olhe que o Conde não está sendo um gestor omisso.
A impressão que passa é que o Conde comendo pelas beiradas tem conseguido mostrar trabalho e vai conseguindo angariar a simpatia do eleitorado. E, quando numa campanha o crescimento é mantido, as futuras pesquisas tendem a favorecer ao Conde e será difícil reverter. Tudo que o prefeito Luiz de Deus queria era que o Conde ganhasse popularidade.
Os adversários terão que conviver com esse fantasma ao longo dos próximos dias e da eleição do próximo ano. Enquanto as tricas e futricas políticas acontecem, o prefeito Marcondes Francisco vai tocando a gestão com muito esforço e trabalho; Todos os ventos sopram em favor da eleição do futuro candidato indicado pelo prefeito Luiz de Deus.