Mais um grande passo está sendo dado para a Saúde de Paulo Afonso e região com a construção de um novo Hospital Regional. A tratativa sobre a unidade de saúde foi realizada durante esta segunda-feira (30), numa reunião em Salvador com o prefeito em Exercício, Marcondes Francisco, e o subsecretário de Estado da Saúde, Paulo José Bastos Barbosa.
A obra, que será de responsabilidade do Governo do Estado, será gerido pela Univasf e Ebserh e a previsão é que seja entregue em dois anos; com verba da União e do Estado. A aquisição de todos os equipamentos será de responsabilidade do Governo Estadual, e terá a estrutura física semelhante ao Hospital Regional de Seabra, localizado na Chapada Diamantina.
De acordo com Marcondes, esse é um momento histórico para Paulo Afonso, que ganhará um hospital referência. “Saímos muito felizes desta agenda com o Governo do Estado, na certeza que teremos um hospital de ponta para atender os pauloafonsinos e a população da região. Esta é uma grande notícia para todos nós”, fala o gestor.
O próximo passo será a Prefeitura se reunir com o Governo do Estado, Ebserh e Univasf, para tratar do cronograma de transferência das atividades do HNAS para a gestão da universidade, que deverá ocorrer em breve. O secretário municipal de Saúde, Adonel Junior, ressaltou que não haverá mudanças nos serviços ofertados no Nair. “Este é mais um passo feliz que damos na concretização de um momento tão esperado por todos. Vale ressaltar que os serviços do HNAS terão continuidade e mesmo após a finalização da construção do Hospital Regional, não será fechado, mas gerido pelo modelo que a Univasf direcionar”, diz Adonel.
A nova unidade regional contará com 250 leitos, dobrando a capacidade do Nair. Além de Adonel, Marcondes viajou acompanhado dos secretários Dernival Oliveira e Francisco Alves e o advogado Aderval Tenório.