Ao que tudo indica, o prefeito Luiz de Deus está disposto a levar a candidatura de Anilton até as últimas consequências. É assim que o ex-prefeito é visto dentro e fora da prefeitura. A posição é fortalecida apenas pelo ex-vereador Mário Galinho, o médico Juliano Medeiros e o empresário Dudé Mota.
Os demais devem acompanhar a indicação do governador Jerônimo Rodrigues e mesmo a contra gosto terão que abraçar a candidatura do Branco. Ou seja, todo o corpo político aliado ao governo do Estado vai estar ombro a ombro, lado a lado nessa decisão do governador. Do contrário terão que virar oposicionistas.
A idéia é ampliar o arco de alianças com partidos que já compõem o governo de Luiz de Deus, abrindo espaço para a indicação do vice e demais ambientes na estrutura governamental. No seio de parte da família de Luiz de Deus e nos corredores da prefeitura qualquer palavra contrária a candidatura de Anilton ou substituição do seu nome é rechaçada com veemência. Qualquer eventual mudança nesse alinhamento não é prevista e se acontecer será no próximo ano com o jogo político em andamento.