Implantado em Paulo Afonso em 2007, a partir de programa do Governo Federal, o Restaurante Popular de Paulo Afonso, fornece diariamente de segunda a sexta-feira,. 1.000,00 almoços e 500 sopas. A refeição custa $3 reais e a sopa 0,50 centavos.
Diante da crescente demanda de público, já se faz necessário que a prefeitura amplie para no mínimo dois mil almoços e mil sopas. Numa cidade com uma população superior a 120 habitantes, 75% destes vivendo em estado de pobreza, é humanamente impossível conceber que um restaurante que se diz popular, contemple tão somente mil e quinhentas almas vivas em busca de refeições mais baratas diariamente. Até porque não há critério no atendimento. Lá dá acesso a gregos e troianos.
Com uma população superior a 120, o prefeito já passou da hora de o prefeito Marcondes Francisco avaliar a possibilidade de ampliar o número de refeições que é mantido desde que o equipamento foi inaugurado em 2007. E lá se foram 26 anos. O equipamento, localizado na região do terminal Rodoviário, deveria atender pessoas comprovadamente de baixa renda, vulnerabilizadas socialmente e em situação de insegurança alimentar – que trabalham no entreposto e redondezas.