O município de Paulo Afonso, no norte baiano, passará a contar com uma Unidade de alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O anúncio foi feito pela secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, durante uma reunião com o deputado federal Bacelar (PV/BA), nesta quinta-feira (19). A assinatura do convênio está prevista para o início de novembro.
A intenção é expandir o atendimento com a prestação de serviços de tratamento oncológico, consultas, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos relacionados ao câncer.
Na avaliação de Bacelar, a parceria vai garantir que os pacientes com câncer recebam atendimento de alta qualidade em um ambiente hospitalar adequado. “Essa iniciativa pode ajudar a oferecer assistência médica a um número maior de pacientes e melhorar a capacidade de resposta a emergências de saúde” avaliou Bacelar.
Roberta Santana garantiu ainda o credenciamento de uma UTI Neonatal com mais de R$ 370 mil em equipamentos.
Hospital Nair Alves de Souza
O parlamentar, que luta intensamente pela transformação do HNAS em um hospital universitário, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), afirmou que Além disso, foi apresentado um planejamento que irá nortear o perfil do Nair Alves de Souza. O documento é mais uma etapa no processo de federalização do hospital. A proposta do governo que é que a unidade seja um Hospital Geral de grande porte constitutivo da Rede de Atenção às Urgências, RAPS e Rede Cegonha da Região de Saúde de Paulo Afonso e que contará com 150 leitos, inclusive, na maternidade.
O projeto contempla especialidades como ambulatório, clínica médica, cirurgia geral e ortopédica, centro obstétrico, banco de leite, laboratórios e exames como ultrassonografia, cardiotocografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva e respiratória, hemoterapia, terapia renal, fisioterapia, estomaterapia e nutrição. Além de odontologia, psicologia, uma central de esterilização, salas de aula e um auditório.
“Esta é a realização de um sonho que está prestes a sair do papel. Estamos cada vez mais perto de oferecer atendimento de qualidade para a população e de transformar Paulo Afonso em uma cidade referência em medicina” comemorou Bacelar.
O hospital serve a uma região com 800 mil pessoas dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O objetivo é viabilizar o atendimento de saúde à população da região de Paulo Afonso e um campo de prática para o curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). “Queremos um hospital universitário em Paulo Afonso e vamos conquistar isso”, pontuou Bacelar.