A definição da vaga de vice do prefeito de Paulo Afonso, também deve passar pelo crivo do prefeito Luiz de Deus (PSD), avaliam aliados do mandatário. O prefeito tem ampliado o leque de negociações com os partidos com os quais tenta compor uma aliança nas próximas eleições e já entrou em conversas para definir quem seria seu o vice, em um plano para minar a candidatura do ex-vereador Mário Galinho, visto como uma ameaça ao seu projeto.
Com isso, o prefeito Luiz de Deus se apressa para definir a chapa majoritária em 2024. No quadro em tela a escolha de vice, deve recair sobre sua neta, a ex-candidata a deputada estadual Luiza de Deus. Todavia, para que isso ocorra, será preciso que ele, o prefeito, renuncie ao cargo em até seis meses antes do pleito.
Caso isso ocorra, o atual prefeito, Marcondes Francisco, seria contemplado com a titularidade do cargo até dezembro de 2024. Nesse cenário, Anilton Bastos seria o cabeça de chapa e Luiza, sua vice.
O campo imaginário no governo é fértil. Já se fala inclusive nos preparativos de uma eventual nova candidatura de Luiza de Deus a deputada estadual em 2026.