O Programa Ilumina Paulo Afonso, criado pela gestão municipal, já implantou mais de 4.500 pontos de LED em diversas localidades do município. Em dois meses, as equipes garantiram, além de vias mais iluminadas, segurança e qualidade de vida para a população. Com o calendário adiantando, o programa já contemplou os bairros Prainha, Siriema I,II Moxotó, Pedra Comprida, Barroca e Jardim Bahia, Amanda Moraes, Clériston Andrade, Jardim Aeroporto, Rodoviário, Boa Esperança e algumas áreas do BTN. Mas as instalações não param e seguem diariamente um cronograma, que está adiantado em 60 dias.
De acordo com o diretor de Elétrica, Evilásio Diniz, a previsão era de que essas mais de 4.500 lâmpadas seriam implantadas em quatro meses, mas foi realizado em 60 dias.
“Já foram trocadas 31% da iluminação pública do nosso município e já percebe-se mais segurança. A partir do momento em que o prefeito Marcondes Francisco teve a ideia de mudar toda iluminação da cidade para a de LED, as coisas começaram a melhorar, as ruas estão mais iluminadas, as pessoas estão satisfeitas”, explica Evilásio.
Ele reforça que a ação está chegando à área rural de forma gradativa e já foi realizada na Vila Matias, Tigre, Arrastapé, Sítio do Lúcio, São José e Baixa Funda. “Uma das determinações do prefeito Marcondes é que todos os munícipes fiquem em segurança. Nós fizemos um planejamento na área rural e vamos iniciar pelo povoado Açude, em seguida Salgadinho e Juá, Caiçara, Campos Novos, Nambebé e assim seguiremos”, ressalta.
Além de deixar a cidade com o aspecto mais bonito, essa iluminação é mais econômica, sustentável e durável. O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, ressalta que Paulo Afonso será uma referência na região como uma das primeiras cidades da Bahia a ser totalmente iluminada com a lâmpada LED. “Nós sabemos que uma cidade bem iluminada é uma cidade segura e nós iremos instalar mais de 15 mil lâmpadas de LED, prevendo ainda mais economia e sustentabilidade para a gestão", falou.
Com o Programa Ilumina Paulo Afonso há a previsão da redução de consumo da energia elétrica e, consequentemente, no pagamento das contas até 60% a menos. Com a energia LED, há o índice de reprodução de cor das luminárias elevado o que melhora totalmente o ponto visual, segurança pública, estética do local e uma série de ganhos, além da economia, do fator estético e social.