Durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 7, o vereador Keko do Benone Resende (Avante) se irritou ao cobrar do líder do governo na Câmara Alexandro Fabiano da Silva, o Leco, a fatia da verba de gabinete, normalmente rateada entre os parlamentares. Irritado, Keko soltou a frase“ Eu também sou vereador nessa p*rra. O registro foi feito pela imprensa que cobre as sessões do parlamento e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. O Conselho de ética da Câmara deve se pronunciar sobre a conduta do parlamentar.
O DECORO PARLAMENTAR é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade.
Portanto o uso de um “PALAVRÃO” durante uma sessão da Câmara fere gravemente o regimento interno da casa.
No entanto para que o vereador keko perca o mandato, o inciso I do artigo 129 afirma que o processo de cassação só poderá ser iniciado por denúncia escrita da infração, por 1/3 dos vereadores ou por 6% dos eleitores aptos a votar no município, em todos os casos, estritamente fundamentado.
Muita gente criticou a atitude do parlamentar. A atitude de Keko do Benone pode levá-lo até mesmo – embora muito difícil – a perda do mandato por quebra de decoro.