Dando continuidade às ações voltadas à garantia de inclusão e direito, foram entregues mais 100 carteirinhas de identificação da pessoa com espectro autista nesta quinta-feira (3), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. A ação reuniu os responsáveis e beneficiários em um momento de muita alegria.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, junto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena; de Educação, Elza Brito; o secretário de Saúde, Adonel Gomes e o vereador Leco estiveram no local para fazer a entrega.
“Foi uma manhã muito emocionante porque dias atrás entregamos 36 e hoje estamos entregando mais 100, totalizando 136. Estamos fazendo a nossa parte que é de extrema importância, dando esse apoio e acolhimento aos autistas e as suas famílias”, diz Marcondes.
A ação está sendo realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com a Saúde e Educação.
“Estamos aqui em um momento especial onde nós entregamos mais 100 carteirinhas e tivemos o depoimento das mães falando da importância e sobre esse olhar especial que a Prefeitura está tendo. Contem sempre com o nosso apoio”, ressaltou Cintia.
A mãe de um beneficiário, Silvana Dias, falou que a carteira é uma grande conquista. “É muito gratificante receber essa carteirinha. Graças a Prefeitura isso aconteceu, porque realmente a gente precisa, o nosso filho precisa desse cuidado e atenção. Isso é muito gratificante porque eles são reconhecidos e valorizados onde chegarem”, destacou.
Andressa da Silva Santos, que foi mais uma mãe que esteve no local com o filho, reforçou a sua alegria. “Foi importante para todas a mães e pais que têm filhos autistas, porque a gente passa muita dificuldade. É muito bom saber que outras pessoas não vão olhar com olhar de julgamento, porque com essa carteirinha eles são prioridade. Hoje estou imensamente feliz por esse dia”, conclui.
De acordo com Elza, a Seduc sente-se honrada em participar mais uma vez desse momento, porque mostra realmente a preocupação da gestão e o cuidado com as crianças, adolescentes e jovens que tem o espectro do autismo.
“A gente vê aqui que a integração das secretarias de Saúde, Educação e o Social tem uma importância muito grande. Tivemos a presença dos familiares e a gente percebe a satisfação”, afirmou.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) garante atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.