A Companhia Hidrelétrica do São Francisco prepara mais um leilão a ser realizado nesta sexta-feira, 16, onde coloca seis imóveis de Paulo Afonso à venda. O evento não passaria de mais uma tramitação legal da empresa se os bens em questão não estivessem com uma grande problemática – estão situados em uma área tombada.
A prova desse tombamento está expressa por meio das Leis Municipais 1.465 e 1466, de 1º de dezembro de 2020. Nos documentos estão expressos dois imóveis que são tombados tombamento como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Município de Paulo Afonso, Bahia: o bem imóvel sede da Diretoria Administrativa Regional de Paulo Afonso – CHESF, situado na Rua do Triunfo, Bairro Alves de Souza e os bens imóveis da área denominada Centro
Administrativo da CHESF, situados na Rua dos Guararapes S/N, Bairro General Dutra.
Um especialista alerta que os participantes que adquirirem os imóveis correm o risco de não ter o uso pleno do imóvel, uma vez que as leis protegem os patrimônios tombados. As leis ainda ressaltam que fica estabelecido também como parte integrante do tombamento a área adjacente à edificação tombada, suficiente e necessária à manutenção e preservação das características do mencionado imóvel, conforme memorial descritivo a ser elaborado pelo setor competente do Poder Executivo Municipal.