Na tarde desta terça-feira, durante a sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o vereador Jean Roubert fez uma declaração polêmica envolvendo o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito em exercício Marcondes Francisco. Segundo publicou a jornalista Ivone Lima do blog Painel, o vereador disse em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, que o governador teria se negado a receber Marcondes em uma audiência, devido ao fato de ele ser interino no cargo e não ter “força na caneta”.
No entanto, essa informação foi prontamente desmentida pelo Chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola, em entrevista exclusiva à reportagem do Tribuna Mulungu. Loyola afirmou que houve a solicitação de audiência por parte do prefeito de Paulo Afonso, mas que o governador ainda não abriu espaço em sua agenda para atendimento aos prefeitos, e que isso ocorrerá oportunamente.
O Chefe de Gabinete enfatizou que Jerônimo Rodrigues é um democrata e jamais se recusaria a receber um prefeito com base na cor da camisa que ele vestiu durante as eleições.O fato do prefeito ser interino ou não, não terá nehuma influência no agendamento das audiências. Ele assegurou que todos os prefeitos serão tratados com a atenção e o respeito merecido, independentemente de seu partido, ideologia ou posicionamento nas últimas eleições.
“Essa afirmação do vereador Jean Roubert, não condiz com a postura democrática do governador. O governador Jerônimo está empenhado em governar para todos os municípios do estado, e isso inclui Paulo Afonso. Quando chegar o momento adequado, ele receberá o prefeito de Paulo Afonso com a devida consideração”, afirmou Loyola.
Diante das declarações do Chefe de Gabinete, fica claro que não houve nenhum tipo de recusa por parte do governador Jerônimo Rodrigues em receber o prefeito interino Marcondes Francisco. A atitude do governador de abrir espaço na agenda para atender os prefeitos servirá para demonstrar seu compromisso em promover o diálogo e a cooperação entre o governo estadual e os municípios.
“Os cidadãos de Paulo Afonso podem ficar tranquilos, pois o governador está disposto a colaborar com a administração municipal e buscar soluções para as demandas da cidade. A transparência e o respeito às instituições são pilares fundamentais da gestão de Jerônimo Rodrigues, que busca construir uma Bahia mais justa e desenvolvida para todos os seus habitantes.” disse Adolpho Loyola.
Procurado, o prefeito Marcondes Francisco disse que a oposição fala pelos cotovelos, e para ter motivo para atacar a administração municipal, inventa até estórias pra “Boi Dormir”. O prefeito em exercicio, disse ter plena confiança no espirito democrático do governador e que no momento adequado irá procurá-lo para tratar de temas do interesse do povo de Paulo Afonso.