A data de origem católica significa Festa do Corpo de Cristo, mas, apesar da relevância religiosa, não é feriado, apenas Ponto Facultativo.
Em Paulo Afonso (Norte da Bahia), o sindicato Patronal (Simpa) divulgou nota explicando que o funcionamento do comércio será normal na quinta-feira. Apenas órgãos públicos não funcionarão, reabrindo somente na segunda-feira (12). Instituições financeiras também fecham para atendimento presencial nessa data, porém, o pagamento de contas e boletos poderá ser feito no 1° dia útil seguinte, sem juros.
Vale ressaltar que os serviços considerados indispensáveis, como hospitais, segurança e limpeza pública funcionarão normalmente.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Paulo Afonso e Região, Jurandir Lima ratifica a nota do Simpa e explica que, por Lei, os municípios só têm direito de instituir quatro feriados no ano. Segundo ele, em Paulo Afonso, esses feriados são: Sexta-Feira Santa, São João (24/06), Emancipação Política (28/07) e Dia de São Francisco (04/10).
As festas de Corpus Christi foram instituídas no século XIII, pelo papa Urbano IV. Durante os doze primeiros séculos, a Igreja Católica celebrou a instituição da Eucaristia na Quinta-Feira Santa. Depois, por abusos de hereges que desrespeitavam a data comemorada logo após o Carnaval, ela foi transferida para o mês de junho.
A celebração acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, mesmo dia em que Jesus teria ceado com os apóstolos pela última vez.