As discussões para a sucessão do prefeito Luiz de Deus (PSD) já iniciaram em alguns dos principais partidos políticos de Paulo Afonso. Conforme diferentes fontes ouvidas pelo Site, os debates têm se concentrado em alternativas para conquistar o voto feminino, que tradicionalmente compõe a maior parte do eleitorado da cidade.
Isso significa que já começou a busca por candidatas, mas não necessariamente para ser cabeça de chapa.
No Partido dos Trabalhadores (PT) já existe uma movimentação interna para que um dos candidatos seja uma mulher. O sindicalista Raimundo Lucena, é o favorito da maioria dos petistas para concorrer novamente ao Executivo. Caso se confirme, ele deverá ter ao seu lado uma candidata a vice-prefeita. Nesse cenário, aparece o nome da presidente da APLB/Sindicato, Esmeralda Patriota .
Uma fonte informou que as buscas por uma candidata também foram projetadas no PSD. Uma liderança política que teria sido sondada para ingressar no partido teria sido a professora Maria Gorete Moreira. “Tia Gó,” como é carinhosamente tratada pelos amigos, é secretária administrativa da Câmara de Paulo Afonso. Ela tentou se eleger para o legislativo e não obteve êxito.
O resultado, entretanto, não ofuscou a professora, que é vista no meio político como uma das principais lideranças femininas de centro-direita pauloafonsina.
Agora mesmo, com a provável candidatura do atual vice-prefeito em exercício Marcondes Francisco, em 2024, Gorete Moreira aparece em uma projeção simulada pelo comunicador popular Geraldo Alves, ao lado de tradicionais políticos locais como nome lembrado para compor a chapa. Os outros nomes lembrados são: o secretário de saúde, Adonel Junior, o ex-prefeito Anilton Bastos Pereira, o presidente da Câmara Zé de Abel, o secretário de Cultura, Val Oliveira e o atual líder do governo no Legislativo, Gilmário Marinho. “Tia Gó”, se disse surpresa e ao mesmo tempo agradecida pela lembrança do seu nome. A vereadora Evinha Oliveira, caso não seja a candidata do partido Solidariedade no próximo ano, poderá ser convidada para compor com o PP ou até mesmo o PSD. Uma quarta mulher, que seria advogada, também está sendo ventilada, mas seu nome não foi divulgado pelo partido.