PAULO AFONSO- A vereadora Evinha @vereadoraevinha (Solidariedade) dedicou parte da outra semana para fazer visitas a órgãos da saúde municipal. Visitou o PSF São Lourenço, no BTN 2 e o pronto socorro infantil. Sobre isso, a vereadora entende que precisa ser mais divulgado. “Acho importante que a prefeitura explique como funciona e os serviços que há nele.”
Ela se disse preocupada com a situação do PSF Padre Lourenço, porque se deparou com uma unidade em estado calamitoso:
“Infelizmente, uma situação deplorável: o teto caindo, o mofo tomando conta em cima da cadeira do dentista e eu parei, olhei e pensei ‘como as pessoas são atendidas num lugar sujo e insalubre desse!’; como os profissionais de saúde também não devem se sentir estimulados”, elencou Evinha.
Evinha questionou o governo sobre o processo seletivo que vai efetivar os agentes de combate a endemias. Existe a promessa do governo que, uma vez que seja concluído este processo vai, finalmente, pagar o piso salaria atualizado à classe. “Os agentes de endemias estão esperando a convocação; acompanho essa situação há mais de um ano e qual é a desculpa agora?”
Piso salarial da enfermagem
Ainda sobre a pasta da Saúde, Evinha solicitou explicações do governo sobre o pagamento do novo piso salarial dos enfermeiros. A pauta foi sugerida a ela pela classe. “Os enfermeiros tomaram à frente na pandemia, muitos adoeceram e precisam ser valorizados. Paulo Afonso vai receber um valor de quase 8 milhões para pagar o novo piso e o governo não se manifesta sobre o assunto.”