A disputa pela prefeitura de Paulo Afonso, não é mais uma das muitas eleições municipais, mas uma formação de base para a briga pela sucessão do prefeito Luiz de Deus, em 2024. Com o mandatário fora do cenário – o quadro tende a se acirrar. De um lado, a esquerda já entendeu que não pode mais ficar num bloquinho radical, e seus dirigentes já trabalham para incorporar à essa frente partidos mais conservadores, como o PODEMOS, SOLIDARIEDADE, PT e PSDB, para brigar pela PMPA.
Ter a máquina no comando seria um bom aliado no apoio ao candidato ao governo. Só aí já são 15 mil votos de frente. Numa outra vertente quem se posiciona, é o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), que tenta viabilizar uma candidatura do partido, junto às forças mais conservadoras da política.
E, neste jogo, tem trabalhando sutilmente para viabilizar um discutível apoio do prefeito Luiz de Deus a candidatura de um Progressista. Este é o cenário que começa a se formar para 2024. Resta saber que candidato à sua sucessão o prefeito Luiz de Deus vai declarar o seu apoio.
Nenhuma das opções citadas – Marcondes Francisco, Celso Brito Miranda, Anilton Bastos Pereira ou Pedro Macário Neto – estará fora do foco de vir a ter o apoio do prefeito Luiz de Deus. O resto é aguardar.