Atuante, discreto, solícito e cordial. É assim descrito, mesmo por alguns políticos da oposição, o vice-prefeito de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, que há pouco mais de um mês substitui o chefe do executivo em virtude das férias do titular.
Uma das ações mais midiáticas foi a visita às obras do Parque Aracaju, em execução. Em seguida, Marcondes foi ver in loco o trabalho de requalificação da pista de bicicross, localizada no Bairro Alves de Souza. Também se reuniu com representantes dos servidores demitidos em setembro do ano passado e definiu em comum acordo o parcelamento do pagamento dos cerca de 50 funcionários ao longo dos próximos meses.
Também lá estava o secretário de Infraestrutura Francisco da Antarctica. “É uma oportunidade dele estar perto do povo, as pessoas cobram, falam com ele diretamente", diz. Ao final do encontro os representantes dos servidores da saúde demitidos, disseram que Marcondes “é uma pessoa extremamente educada, respeitosa e muito cordial".
Mas é da porta para dentro a movimentação mais intensa. Marcondes tem recebido uma romaria de políticos e representantes de entidades com as mais variadas demandas, de empresários a vereadores de oposição, a principal delas a determinação da justiça em relação a poluição sonora que tem prejudicado sobremaneira os artistas locais, gerando um clamor social nas redes sociais .
Interlocutores diretos de Marcondes disseram à reportagem terem se surpreendido com o respeito que o vice empresta ao mandatário, já que qualquer passo em falso ou fala mal colocada pode ser visto como ansiedade para assumir a cadeira em caso de licença médica.
Pessoas próximas de Marcondes disseram no entanto que o vice não trata dessa possibilidade nem em conversas reservadas e, à reportagem, o próprio vice-prefeito disse estar seguro que Luiz de Deus não precisará se licenciar do mandato, mas pessoas com trânsito no gabinete disseram que o prefeito não vê seu vice como ameaça.
A reportagem, Marcondes ressalta que considera muito positiva a experiência no Executivo. "[Quero] Dar minha contribuição ao Dr. Luiz de Deus para uma gestão que diminua a desigualdade social, que consigamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, disse o Conde.