Política

Paulo Afonso - Bahia - 22/03/2023

Dia Mundial da Água

Flávio Henrique Magalhães Lima.
Divulgação

Hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água é comemorado. A data foi sugerida e criada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 - ECO 92 - e serve como importante momento de reflexão social acerca do uso, da gestão, da ausência, da importância e essencialidade desse elemento para a vida humana.

Com importantes bacias em seu território, a Bahia precisa, e tem plenas condições, de avançar substancialmente no aumento da oferta hídrica para múltiplos usos, de forma sustentável, e com reais chances, a partir dessa política de oferecer dignidade e pleno respeito a milhares de seus cidadãos.

Para alguns porque sequer tem acesso a água em suas residências ou comunidades para uso básico e subsistência, e em outra ponta a oferta de água é instrumento poderoso de transformação de áreas desprovidas de qualquer perspectiva em celeiros de oportunidades de geração de emprego e renda, dentre estas, o nosso semiárido.

Há atualmente em nosso Estado a construção de importantes projetos, como o Canal do Sertão Baiano, que criam enorme expectativa nas áreas que deverão ser atingidas pelos ganhos acima citados, mas também pelas oportunidades que obras dessa magnitude criam em toda uma região carente e por anos “esquecida” pelas políticas públicas estratégicas e de transformação.

Que assim seja … E que venham tantos quantos canais forem necessários para que se ofereça a dignidade e seja dado o devido reconhecimento ao ser humano. 

E nesse dia, nós que temos o privilégio do livre e fácil acesso, não podemos esquecer a lição, de sempre usar a água com racionalidade e sem desperdício, afinal, somos ricos com o recurso, mas sua finitude tem de ser reconhecida.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados