Afastado e isolado da gestão durante dois anos, Marcondes Francisco assume a prefeitura de Paulo Afonso com uma certa herança maldita. Algo em torno de 130 milhões de dívidas.
Até então Luiz de Deus tinha deixado a cargo do genro Luiz Humberto a sua gestão, que ao absorver em apenas 2 anos e 2 meses endividou a prefeitura em mais de 80 milhões somente com empréstimos. E gira mais 50 milhões em torno de débitos não pagos.
Bastante debilitado, após anos na vida pública, Dr. Luiz não viu outra saída, a não ser entregar o comando do barco, que estava à deriva no comando do seu genro, onde a prefeitura de Paulo Afonso ficou com o pior cenário econômico social da história política administrativa.
Hoje a prefeitura de Paulo Afonso é uma instituição falida, e inchada de funcionários fantasmas, além de vários contratos superfaturados. Cabe a Marcondes Francisco dar um freio de arrumação, cortar contratos onerosos, e demitir os fantasmas.
Também fazer o que o Dr. Luiz deveria ser feito a dois anos atrás, a tão sonhada é a maior promessa de campanha da eleição de 2020, a reforma administrativa. Cuja sociedade ainda acreditava que aconteceria.