Regional

Paulo Afonso - Bahia - 15/03/2023

Piscicultores de Glória aumentam produção de tilápia para suprir demanda da Quaresma

Por: Washington Luís
Foto: José Carlos Ferreira

Com um aumento de aproximadamente 50% na produção de tilápia, em relação aos anos anteriores, piscicultores de Glória (Norte da Bahia), esperam atender à demanda de encomendas até a Semana Santa.

A empresária Tatiane Santiago, que atua nessa atividade há 14 anos, vende a maior parte de sua produção para revendedores de Feira de Santana e outras cidades do Sul da Bahia. Esse ano, para conseguir atender ao volume de encomendas, ela contratou mais funcionários, e ainda comprou os peixes de pisciculturas menores.

"Para suprir a demanda do período da Quaresma, nós, não só aumentamos o número de colaboradores, mas também fechamos acordos com nossos vizinhos para nos vender sua produção. Isso foi fundamental para garantir a entrega dos pedidos", explica.

Segundo o presidente da Associação Peixe São Francisco, Antônio Almeida Júnior, a queda da produção nos dois anos da pandemia de covid 19 não tirou o município de Glória do ranking de 1° colocado entre os maiores produtores de tilápia na Bahia. A expectativa para os próximos anos é de que haja um crescimento de 15% a 20%, com uma produção anual de 12 mil toneladas. O presidente diz que a previsão ainda é modesta, comparada com 2017.

"Nós estimamos que no ano-safra 2022/2023 sejam produzidas 10 mil toneladas, e em 2023/2024 esse número aumente para 12 mil. No entanto, as previsões ainda são inferiores aos números de 2017, quando os piscicultores de Glória tiraram 17 mil toneladas de peixe de seus tanques-redes", lembra.

 


Últimas

301 até 320 de 2207 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados