Política

Paulo Afonso - Bahia - 21/02/2023

Pérolas (carnavalescas) do Senadinho

Por; Epidauro Pamplona
Divulgação

I – “ÍNDIO QUER APITO!” 

Uma das marchas carnavalesca mais tocada e cantada pelos foliões nos clubes e ruas do Brasil, desde os anos sessenta, composição de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, cuja letra tem o refrão: “Ê, ê, ê, ê, ê, ÍNDIO QUER APITO, SE NÃO DER, PAU VAI COMER! Contam por aí que Sarah, esposa de Juscelino Kubistschek, em visita a uma comunidade indígena levou bugigangas para presentear os silvícolas e, ao tentar colocar um colar em um índio bastante alto, a esposa do presidente soltou um estrondoso “pum” e o nativo, imediatamente, inocentemente ou não, rejeitou o presente só querendo saber do apito que emitiu um som muito peculiar. Assim, do anedotário carioca surgiu a famosa frase que virou hino no Carnaval brasileiro.

Nos nossos dias, categoricamente, ÍNDIO NÃO QUER MAIS APITO! Que o diga o prefeito em exercício de Paulo Afonso-BA, Marcondes Francisco (PSD), que em plena segunda feira de carnaval, logo cedo, visitou a tribo Truká Tupã no Alto do Araticum e após dançar o “TORÉ”, paramentado, juntamente com a comunidade liderada pela cacica Neide e índio Adriano, ouviu suas reinvindicações e de pronto, por telefone, providenciou algumas como abastecimento de água potável, melhorias no Posto de Saúde, coleta regular de lixo e aração de terras. Demandas semelhantes também foram atendidas pelo ora prefeito Marcondes ao visitar a aldeia Kariri Chokó no antigo DNER que necessita de iluminação, segurança e estacionamento para os turistas que contemplam os maravilhosos  Cannyons do “Velho Chico” e para os vendedores de artesanato no local. Atribuições serão delegadas e os resultados virão em breve, segundo Marcondes Francisco.

Neste feriado de Carnaval, atipicamente, acompanhado pelo secretário de Infra Estrutura, “Dr. Chico da Antartica” e do atuante, prestativo e popular Geraldo Carvalho, o prefeito interino esteve também no povoado Malhada Grande verificando serviços a ser executados e na volta visitou, socialmente, o Benone Rezende e a praça Sagrada Família no BTN III onde encontrou bens públicos deteriorados por vândalos. Certamente, providências serão tomadas pelo gestor para coibir e punir os infratores.

 

 


Últimas

21 até 40 de 10367 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados