Neste sábado (18), foi celebrado o Dia de Combate ao Alcoolismo, uma oportunidade para conscientizar a população acerca da doença e dos prejuízos causados por ela.
Em Paulo Afondo, existe o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), onde são oferecidos serviços de saúde voltados ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, e que se encontram em situações de crise ou em processo de reabilitação psicossocial.
Sabemos que a procura pelo atendimento é maior pelo sexo masculino, justamente porque o homem tem a tendência de ser mais usuário de álcool do que a mulher. Então temos uma média entre 60 até 70% dessa procura, devido ao uso abusivo do álcool por parte dos homens”, disse uma funcionária do CAPS, acrescentando que o uso excessivo do álcool pode elevar riscos para a saúde humana.
No primeiro momento do uso do álcool, existe aquela sensação de relaxamento, mas vale ressaltar que o álcool é uma droga depressora, que deprime o sistema nervoso central”, informou.
Segundo essa funcionária da unidade, o Caps é porta aberta, onde as pessoas procuram pelo atendimento de forma espontânea.“O Caps (Centro de Atenção Psicossocial),fica localizado na Avenida Jose Hemeterio De Carvalho, 644 Bairro: Perpetuo Socorro. Atende os munícipes de Paulo Afonso. Para isso, é necessário a apresentação da xerox da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Qualquer pessoa, por livre espontânea vontade, pode nos procurar aqui de segunda a sexta,