Os rumores sobre a tentativa de derrubar o presidente da câmara Zé de Abel, que tomaram conta dos sites e das redes sociais neste final de semana, abriram indícios de que alguém estaria por trás desse cenário, maquiando uma conspiração patrocinada por desafetos do governo.
A oposição sustenta a tese do afastamento do presidente da Câmara por improbidade administrativa e desobediência à determinação da justiça. Pessoas próximas a Zé de Abel acham que ele já deveria ter autorizado a abertura da CPI, independentemente de aconselhamento da PMPA. Decisão judicial se cumpre.
O presidente Zé de Abel (PSC), preferiu não comentar. Nesta segunda- feira (6), ele terá uma reunião com um advogado de Salvador, onde se discutirão os aspectos jurídicos da questão.
Há quem diga que Zé de Abel estaria sendo mal orientado pela prefeitura. Caso a Justiça autorize e a Câmara seja obrigada a abrir um processo criminal, Zé de Abel é afastado do cargo. Quem assume é o vice-presidente da Câmara, Bero do Jardim Bahia. Essa hipótese de uma possível conspiração estaria sendo analisada pelo governo.