O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está realizando atividades alusivas ao Janeiro Branco. O objetivo é promover ações psicoeducativas fortalecendo o autocuidado e desenvolvimento cognitivo e intelectual dos profissionais e pacientes da instituição, além de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.
A programação teve início no dia 11, na sala de espera principal, com apresentação do conceito Janeiro Branco e caixinha de reflexões. A responsável foi a psicóloga Isabella Hora.
Já nesta quinta-feira (12), aconteceu uma ação voltada aos pacientes com a roda de conversa com a temática “Cuidando da Nossa Saúde Emocional”. Os principais temas abordados pela psicóloga Adriele Borges foram a identificação das emoções, sua função e gerenciamento ao longo do dia a dia.
Segundo a equipe, o trabalho na sala de espera é capaz de amenizar o desgaste físico e emocional associado a expectativa pelo atendimento, o que possibilita a diminuição da ansiedade, angústia e da tensão diante dos procedimentos de saúde inerentes.
“Identificar e gerenciar emoções é de fundamental importância para a saúde mental, porque aumenta a autoconfiança e autoestima, além de melhora na comunicação. Essas ações na sala de espera são muito relevantes”, diz a coordenadora do Centro, Márcia Goretti.
Nos dias 19, 20, 26 e 27 a atividade tem continuidade para diferentes públicos e temas referentes ao Janeiro Branco.