PAULO AFONSO – A líder da oposição Evinha (Solidariedade) @vereadoraevinha, cobrou na última sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida segunda (12), que o governo cumpra a lei no que diz respeito às emendas impositivas.
A lei das emendas impositivas, embora limitadas, assegura ao vereador a prerrogativa de obrigar o governo a executar despesas em áreas previamente negociadas, como a Saúde e o bem-estar social, porém sem procrastinação por parte do governo.
Evinha fez críticas à gestão exatamente por não ter priorizado, até o presente momento, as emendas dela previstas para serem executadas este ano, bem como de outros colegas, alegando que agindo assim o governo é antidemocrático.
“É importante que essas emendas sejam efetuadas, porque as do ano passado a prefeitura não executou. A gente se organiza, estuda, escuta a sociedade e a prefeitura vem e simplesmente faz o que quer, como quer e quando quer”, criticou a vereadora.
Emendas 2023
Evinha alocou recursos em secretarias diversas: Saúde, onde orçou 100 mil reais para a construção e requalificação da ala pediátrica do Hospital Nair; 30,800 reais para Ardap [ONG que cuida de animais de rua] e 80 mil para a compra de tablets que serão distribuídos aos agentes comunitários de saúde.
A vereadora ainda destinou à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o valor de 60 mil reais para a APAE, com objetivo de melhorar a infraestrutura do prédio e, finalmente, à Secretaria de Meio Ambiente na qual priorizou 30 mil reais para a ARPA – Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso.