A Prefeitura Municipal de Glória-BA, através da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Endemias, realizou na sexta-feira 02/12, ações do dia “D” em combate ao Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mobilização contou com a distribuição de panfletos no Pátio da Feira Livre, na Rua Vanderlúcia e nas Pedreiras, contendo informações sobre a Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre amarela.
A equipe do Controle de Endemias já havia promovido, nas últimas semanas, uma mobilização com o mesmo objetivo no Distrito Quixaba.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia, Letys Amônica Feitosa Maciel: “Em Glória, temos dados satisfatórios sobre a dengue, com baixos índices, mas isso não faz com que deixemos de executar ações efetivas de combate e conscientização. Contando sempre com o apoio de toda a população”.
PREVENÇÃO
Entre os locais mais propícios para a proliferação do Aedes aegypti estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvore, bromélias, caixas d’água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros espaços.
DOENÇA
É uma doença febril grave, causada por um vírus transmitido por picada de inseto: o mosquito Aedes aegypti. No verão, com o aumento das chuvas e elevação das temperaturas, há o aumento na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada.
SINTOMAS
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência.
Prefeitura Municipal de Glória: “Povo que a Gente Ama”.