Não se sabe exatamente quem foi o autor da proposta sugerindo antecipação da eleição da presidência da Câmara Municipal para a próxima sexta-feira (16/12) A eleição da Mesa Diretora poderia acontecer até o dia 31 de dezembro, quando termina o mandato do atual presidente, Pedro Macário Neto (DEM).
Estima-se que o motivo pelo qual o plenário antecipou a eleição da Mesa Diretora foi o acirramento político provocado pela divergência em torno da indicação do vereador governista Zé de Abel (PSC), pelo prefeito Luiz de Deus, para presidência.
A reação dos próprios governistas pode influenciar a unidade na Casa durante a escolha do futuro presidente. A antecipação da eleição é vista como uma manobra do prefeito Luiz de Deus, que busca manipular a Câmara para se afastar das CPIs. “O momento agora é de ter calma e tranquilidade.
Aqui é um processo democrático, aberto e limpo, que qualquer um dos 14 vereadores pode se colocar à disposição. Nada definido ainda. Até lá muita coisa pode acontecer, destacou Jean Roubert.