Passadas as eleições gerais de 2022, o foco dos agentes políticos se volta para o pleito municipal, em 2024, que vai eleger prefeitos e vereadores. Pode parecer muito tempo, mas, na prática, não é (vale a máxima atribuída a Tancredo Neves: “Não há cedo em política — só tarde”). É fato que as conversas já se iniciaram.
Em Paulo Afonso, inúmeros nomes podem estar se movimentando em busca do pleito daqui a 22 meses. Alguns políticos pauloafonsinos almejam a administração da cidade do Bem e do Avança. Incluindo nomes em ascensão ou candidatos derrotados nas eleições deste ano que buscam “redenção”.
A lista a seguir não está disposta em ordem alfabética, mas por critérios políticos.
Evinha Oliveira - ( Solidariedade )– Vereadora, líder da oposição na Câmara, ela ganhou destaque, inclusive estadual. Não acenou com a possibilidade, mas há uma pressão, inclusive familiar, para que ela dispute a sucessão em 2024.
Nicolsinho (PDT) = Depois da experiência vivida em 2008, o empresário planeja ser candidato a prefeito em 2024.
Celso Brito Miranda - Assessores mais próximos asseguran que CBM se vê capaz e com condições de disputar a prefeitura de Paulo Afonso. Vai precisar cativar o apoio do prefeito.
Mário Galinho (PSDB) – Foi candidato a prefeito em 2020 e a deputado estadual este ano. Não se elegeu para a assembléia, mas não esconde de ninguém o desejo de ser prefeito de Paulo Afonso Tem bom poder de articulação, o que pode ajudar na construção de base de candidatura.
Marconi Daniel Melo Alencar (Podemos ) – Embora não tenha logrado êxito para a Assembléia Legislativa (Alba). ele mostrou força política na eleição deste ano e se projetou. Se as recentes ações surtirem efeito e se tiver o apoio do governador eleito e do deputado federal Bacelar, suas chances aumentam.
Ana Clara Moreira - a ex-titular da SEDES pode ter acumulado um capital eleitoral que seja suficiente para disputar a prefeitura de Paulo Afonso;
Mário Negromonte Júnior - Estranha-se que o deputado com mais quatro anos de mandato pela frente, esteja tão proativo na política da cidade. O motivo é que ele está se colocando, como possível candidato . Deve disputar a Prefeitura de Paulo Afonso em 2024 (diz que não, mas aliados admitem que, dependendo do quadro política da época, vai colocar seu nome).