A extinção do voo Recife / Paulo Afonso / Recife, operado pela Azul Linhas Aéreas, embora tenha ocorrido no início da pandemia de covid-19, na verdade foi motivada pela baixa procura. Segundo alguns observadores, mesmo antes da transferência de rota, que antes era Salvador / Paulo Afonso / Salvador, o número de passageiros já era insuficiente para manutenção do voo. Para uma aeronave de 70 poltronas, descolar com apenas 20 assentos ocupados significa prejuízo.
Em junho deste ano, quando a pandemia deu os primeiros sinais de recuo, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel informou o interesse da companhia aérea Voepass em fazer o trajeto Salvador / Paulo Afonso. Empolgadíssimo com a novidade, o secretário já anunciou o primeiro voo para 15 de agosto, data transferida poucos dias depois, para 17 de novembro.
Estranho é que, nesses cinco meses ninguém apresentou o motivo da mudança, uma vez que, se o voo tivesse acontecido antes da eleição, provavelmente a diferença de votos que conduziu o então candidato Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia, teria sido bem maior.
Fato é que, mesmo por uma pequena vantagem, o ex-secretário de Educação do Estado, foi eleito governador, com o apoio do atual chefe do Executivo Baiano, Rui Costa.
Mas, finalmente a espera chegou ao fim. Às 09h05 desta quinta-'feira (17), decola do Aeroporto Iinternacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o voo G3 8015, rumo a Paulo Afonso. O pouso no aeroporto da Capital da Energia está previsto para as 10h35.
O segundo voo a ser inaugurado é o G3 8016, decolando de Paulo Afonso às 11h05, rumo a Salvador, com previsão de chegada às 12h35. A partir da próxima semana, os voos acontecerão três vezes por semana: segunda, quarta e sábado, sendo que na segunda-feira decola de Salvador às 15h e pousa em Paulo Afonso às 16h20. Decola de Paulo Afonso às 16h50, chegando em Salvador às 18h15.
Nessa rota, a Voepass vai utilizar aeronaves modelo ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. As conceções para outros destinos a partir de Salvador, serão feitas pela Gol Linhas Aéreas, com a utilização de aviões a jato.
Mas, apesar do otimismo, há um certo temor entre os apaixonados por aviação e torcedores pelo sucesso dos novos voos: Os valores das passagens variam entre os sites especializados em viagens (incluindo as duas companhias aéreas), porém, nenhum deles oferece um preço considerado compatível com o poder aquisitivo dos pretensos passageiros. É um detalhe importante que precisa ser observado.